O PROGRAMA 5S

Programa 5s





O QUE É O 5S?

programa 5S (também conhecido como sistema 5s ou metodologia 5s), é uma ferramenta de Lean manufacturing (traduzível como manufatura enxuta) que melhora a eficiência no local de trabalho e elimina o desperdício. Os gerentes e os trabalhadores conseguem uma maior organização, padronização e eficiência, ao mesmo tempo em que reduzem os custos e aumentam a produtividade. Os princípios fundamentais do 5S envolvem a criação e manutenção:
  • Ordem visual
  • Organização
  • Limpeza
  • Padronização
Com esses objetivos, o local de trabalho se organiza, o trabalho é feito de forma eficiente e segura, e os problemas são rapidamente encontrados e eliminados

Quais são os cinco s?

Foi Sakichi Toyoda, seu filho Kiichiro e o engenheiro Toyota Taiichi Ohno que desenvolveram a metodologia 5S ou o que eles chamaram de Sistema de Produção Total do TPS após a Segunda Guerra Mundial.
Os três representantes da Toyota analisaram as linhas de montagem da Ford Motor Company e o processo de estoque na cadeia de supermercados Piggly Wiggly. Na análise da Ford, eles notaram desperdícios e nos supermercados Piggly Wiggly, verificaram que seu sistema de inventário de solicitar apenas o que era necessário com base na demanda ajudou-os a compreender e implementar o Just-In-Time ou JIT e a metodologia 5S.

A Metodologia 5S formada pela Toyota ofereceu a cada funcionário um nível de importância demonstrando que cada trabalho era essencial para o processo e o produto final. O desperdício foi mantido a um mínimo e a organização do espaço de trabalho conduziu aos resultados oportunos com orgulho genuíno do empregado.

5S representa as palavras japonesas seiri (utilização), seiton (organização), seiso (limpeza), seiketsu (higiene) e shitsuke (disciplina). Essas traduções foram alteradas de japonês da seguinte forma para manter os 5S:

SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO: Ensina que devemos ter somente o necessário e na quantidade necessária e sem improvisações.
SEITON - SENSO DE ORGANIZAÇÃO: Tem como principal objetivo ter locais definidos para cada coisa, e sempre que possível os recursos devem estar identificados, para que possa ter um acesso seguro e rápido.
SEISO - SENSO DE LIMPEZA: Preza pela limpeza dos ambientes e instalações, e ambientes limpos facilitam a detecção de anormalidades.
SEIKETSU - SENSO DE HIGIENE: Também chamado de senso de saúde que tem uma ligação direta com a segurança;
SHITSUKE - SENSO DE DISCIPLINA: Autodisciplina. Este senso não se limita apenas aos 4 primeiros sensos, mas também que as normas de segurança e padrões da empresa devem ser criteriosamente cumpridos. 


Programa 5s





POR QUE ADOTAR O PROGRAMA 5S?

Iniciar o 5S é diferente para cada instalação, dependendo das necessidades, processos e cultura do local de trabalho. Mas, não importa como seja feito, você pode aproveitar muitos benefícios do 5S:
  • Lucros aprimorados: redução de custos, agilizar os custos trabalhistas e melhorar a qualidade.
  • Força de trabalho mais eficiente: facilitar o trabalho com procedimentos padronizados. O que precisa acontecer, acontece.
  • Local de trabalho mais seguro: melhorar a segurança, mantendo seu local de trabalho limpo e organizado.
  • Menos defeitos: Redução de erros e defeitos, facilitando a identificação e resolução de problemas.
  • Melhor comunicação: assegurar que a força de trabalho tenha as informações necessárias para operar de forma eficiente criando um ambiente visualmente baseado em 5S.



EXEMPLOS DE PROBLEMAS A SEREM COMBATIDOS COM O 5S

1. Utilização inadequada do espaço de armazenamento para matérias-primas, caixas e produtos acabados.
2. Desperdício de tempo na busca da matéria-prima devido à localização não permanente para armazenamento de matéria-prima.
3. Baixa produtividade devido ao desperdício de tempo na busca de ferramentas, materiais devido a uma gestão inadequada do local de trabalho.
4. Presença de materiais indesejados no local de trabalho que afetam a moral do trabalhador enquanto trabalha.
5. Espaço de armazenamento útil adquirido pelos materiais indesejados.
6. Mais tempo e custo necessários para o processo de inventário de materiais armazenados indesejados em lojas de matérias-primas.
7. Nenhum espaço bem definido para armazenar o material indesejado ou rejeitado.
8. Participação desigual de funcionários e trabalhadores na gestão do local de trabalho devido à não padronização


DICAS DE IMPLANTAÇÃO DO 5S

1. Começar pequeno
Selecionar a pior área da empresa para mostrar o que pode ser alcançado e as diferenças que pode fazer. Mostrar sucesso em uma área ganha confiança dos outros e um motivo para comprar a ideia.


2. Formação
Toda a equipe deve ser treinada na visão e objetivos da empresa e ter uma compreensão clara do que a empresa está tentando alcançar através delas e sua implementação do programa 5S.
  

3. Monitorar, analisar e melhorar
Uma vez que a equipe tenha completado as primeiras atividades, elas precisarão se concentrar em sustentar. 
A equipe deve se reunir para avaliar como as coisas estão funcionando e quais melhorias adicionais poderiam ser feitas. 


Quadro 5s









Fotografias da área de trabalho melhorada e um quadro de histórias 5S criado para mostrar as melhorias obtidas também são importantes para viver a cultura do 5S.



O sistema 5S é um bom ponto de partida para todos os esforços de melhoria, com o objetivo de expulsar os resíduos do processo de fabricação e,finalmente, melhorar a linha da empresa melhorando produtos e serviços, aumentando a produtividade e reduzindo os custos.


MAS POR QUE O 5S FUNCIONA PARA ALGUNS, ENQUANTO FALHA PARA OS OUTROS? 

É muito comum ouvirmos profissionais dizendo que o 5S é uma metodologia fácil de implantar e acompanhar, mas sabemos o quão raro é encontrar empresas que efetivamente tiveram sucesso no 5S. Isto se deve justamente a esta tendência de subestimar o valor do programa e as dificuldades em mudar a cultura das empresas.


A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO

Um Curso completo na metodologia do 5S é a melhor maneira para iniciar e implantar definitivamente um Programa 5S de forma efetiva.

O Curso de 5S (disponível AQUI) é aplicável em qualquer negócio e possui, além de todo conteúdo sobre cada um dos sensos, técnicas de implantação e auditorias internas. Muitos são os exemplos e dinâmicas demonstrados, que o aluno pode aprender a fazer e utilizar na empresa que trabalha.









Referências:
Shraddha P. Deshpande, Vipul V. Damle, Merang L. Patel, Akshay B. Kholamkar. “IMPLEMENTATION OF ‘5S’ TECHNIQUE IN A MANUFACTURING
ORGANIZATION: A CASE STUDY”. IJRET: International Journal of Research in Engineering and Technology
http://esatjournals.net/ijret/2015v04/i01/IJRET20150401023.pdf.
https://www.lean-news.com/top-5-tips-for-5s-success/
http://www.aleanjourney.com/2015/02/5-tips-for-implementing-5s.html
https://www.graphicproducts.com/articles/what-is-5s/
https://www.5stoday.com/what-is-5s/
http://realkaizen.com/what-is-5s/
https://www.visualworkplace.eu/discover-inspire/visualisation-per-industry/manufacturing
https://neiladames.wordpress.com/5s-applied-to-an-academic-lab-an-old-dog-learns-new-tricks/